BM&F lança novos contratos
24 de setembro de 2002
Rural Brasil pede revogação do artigo 12 da MP 66
26 de setembro de 2002

Integridade da carne bovina australiana está sendo promovida no comércio e na mídia do Japão

A integridade e a segurança da carne bovina da Austrália foram promovidas para a mídia e para o comércio de carnes do Japão na semana passada como primeira parte de um programa maior de recuperação do mercado japonês após a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”.

Os Fóruns de Carne Bovina Australiana do Meat and Livestock Austrália (MLA) coincidiram com o aniversário de 12 meses após a primeira detecção de EEB nos rebanhos japoneses, em 10 de setembro do ano passado.

A gerente regional do MLA no Japão, Samantha Jamieson, disse que os fóruns mantiveram seu foco no mundialmente famoso sistema de gerenciamento de segurança e rastreabilidade da indústria de carne bovina da Austrália. “Os fóruns fazem parte de uma campanha maior que visa recuperar as exportações de carne bovina ao Japão. Em agosto de 2002, as exportações australianas de carne bovina se recuperaram ao nível de 83% dos níveis pré-EEB”.

Segundo Jamieson, estes fóruns têm o objetivo de promover a integridade dos produtos derivados de carne bovina da Austrália, e fazer com que os consumidores japoneses voltem a ingerir carne bovina.

“A carne bovina australiana está bem posicionada para se recuperar no mercado japonês – as percepções dos consumidores japoneses com relação à carne bovina australiana são mais positivas do que outras carnes importadas. A participação da Austrália no mercado de carnes bovinas importadas vem firmemente se recuperando desde abril deste ano, com a participação da Austrália aumentando de 41% em abril para 46% em julho”.

Os Fóruns de Carne Bovina da Austrália foram organizados nas seis maiores cidades metropolitanas de Sapporo, Sendai, Tóquio, Nagoya, Osaka e Fukuoka, durante a semana passada.

O embaixador da Austrália para o Japão, John McCarthy, foi um dos convidados a falar nos fóruns, que também incluiu apresentações do porta-voz do SAFEMEAT, David Palmer, e do produtor de carne bovina em New South Wales e diretor do MLA, Guy Fitzhardinge. Os fóruns foram concluídos com uma degustação de carnes bovina e ovina da Austrália, usando receitas desenvolvidas por consumidores japoneses.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Caio Tacito Gomes Alvares disse:

    Austrália, Nova Zelândia, EUA…

    A minha pergunta é simples: a que ponto realmente estamos no cenário do Marketing da carne bovina brasileira, pois por não estar nos grandes centros do país, não acompanho isso no cotidiano.

    Dizem que são poucos profissionais, ou a própria descrença (ou desconhecimento) no marketing, que é muito mais que propaganda. Aviso que se o gargalo é RH, comunico que estou sedento, ou melhor, faminto para mostrar ao mundo por que a carne brasileira é a melhor!

    Caio Alvares, Médico Veterinário