De janeiro a maio de 2003, a balança comercial brasileira registrou expansão de 78,5% nas negociações comerciais com mercados não tradicionais. Entre aqueles que aumentaram as compras de produtos brasileiros estão países da Ásia (Tailândia, Taiwan, Vietnã, Hong Kong), da África (Angola, Argélia, Senegal, Camarões), da Europa (Malta, Noruega, Grécia, República Tcheca) e da América Central (Haiti, El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago).
A Coréia do Sul, que não tem tradição em relações comerciais com o Brasil, foi o país que mais importou produtos brasileiros nos cinco primeiros meses deste ano. Ela foi responsável por US$ 438 milhões em compras, um crescimento de 52,7% em relação ao mesmo período do ano passado (US$ 287,2 milhões). Os principais itens importados pela Coréia do Sul foram produtos semimanufaturados de ferro e aço, minérios de ferro não-aglomerados e óleos brutos de petróleo.
O segundo maior comprador entre os mercados não tradicionais foi o Irã. As exportações para o Irã mais do que duplicaram de janeiro a maio, passando de US$ 128,9 milhões para US$ 344,7 milhões (aumento de 167,4%). Os principais produtos comprados foram óleo de soja em bruto (US$ 215 milhões, com participação de 62,6% na pauta), carnes desossadas de bovino congeladas (US$ 27 milhões e 7,9%) e grãos de soja (US$ 26,7 milhões e 7,7% na pauta).
Outro país que importou grandes volumes e obteve um expressivo crescimento em relação a 2002 foi a Índia, país com o qual o Brasil busca estreitar suas relações comerciais. A Índia importou US$ 264,1 milhões de janeiro a maio, o que representa um aumento de 92,5% em relação ao mesmo período de 2002.
O Senegal foi um dos países que mais aumentaram suas importações de produtos brasileiros (crescimento de 291,7% nas compras). Nos primeiros cinco meses de 2003, foram exportados US$ 22,01 milhões para o país africano, quatro vezes mais que o total de vendas do mesmo período do ano passado (US$ 5,618 milhões).
Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior/MDIC (por Fábio Góis e Camila Manfredini), adaptado por Equipe BeefPoint