A Irlanda está promovendo sucessivos e intensos esforços para recuperar acesso total a todos os mercados internacionais para sua carne bovina.
O ministro da Agricultura irlandês, Joe Walsh, prometeu esforços renovados após a reunião que seu departamento fez com a indústria de carne bovina do país e, em particular, com aquelas envolvidas com a venda do produto aos mercados externos.
A reunião, que incluiu o Departamento de Assuntos do Exterior, Bord Bia (Irish Food Board), Irish Meat Association (IMA) e Irish Business and Employers Confederation (IBEC), revisou o atual estado de ação em cada mercado e as ações planejadas e em andamento para restaurar o acesso total. Uma ampla gama de discussões foram feitas referentes às estratégias especificas para cada um dos países alvo e sobre o potencial comercial de cada mercado.
Houve um acordo comum sobre as estratégias que devem ser seguidas e sobre o potencial de cada mercado. Foram feitos acordos sobre pontos específicos de ação relacionados aos chamados Países Terceiros (país que não seja membro da UE nem um Estado associado). Estes pontos serão perseguidos em uma base individual em curto prazo.
Walsh disse que pela sua política, a carne bovina da Irlanda deveria ter acesso irrestrito a todos os mercados mundiais, dizendo também que organizou esta reunião para garantir que as ações fossem coordenadas por todos os envolvidos para se obter esse resultado.
O ministro irlandês disse que, como parte de seu acesso geral ao desenvolvimento dos mercados dos Países Terceiros, ele estaria organizando reuniões similares que deverão ser feitas em uma base regular para revisar o progresso e considerar quais ações futuras serão necessárias para garantir a expansão do comércio de carne bovina com os mercados destes países.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint