Uma barreira imediata às importações de carne bovina brasileira foi solicitada pelo recém-eleito presidente da União dos Produtores Rurais de Ulster, Kenneth Sharkey, de acordo com reportagem do site FarmingLife.com.
Segundo ele, a confirmação de um novo foco de febre aftosa no rebanho bovino brasileiro “confirma a necessidade de uma barreira às importações de carne bovina brasileira pela Irlanda do Norte e pelo resto do Reino Unido”.
“O impacto da epidemia de febre aftosa no Reino Unido de 2001 ainda está fresco e ninguém na indústria quer retornar a este cenário. Outros países do mundo responderam impondo barreiras à carne bovina brasileira, mas o mercado do Reino Unido permanece escancarado”.
Sharkey mencionou que o setor varejista também tem uma responsabilidade em assegurar que a Irlanda não seja exporta a riscos de produtos importados. Diante disso, alguns varejistas já disseram que não estocarão carne bovina brasileira.
A Irlanda é um dos maiores concorrentes do Brasil na Europa e vem tendo dificuldades em frente aos competitivos preços da carne brasileira.