A agência de alimentos da Irlanda, Bord Bia, está lançando um plano de seis pontos para aumentar as vendas de carne bovina irlandesa. A estratégia de cinco anos – de 2003 a 2007 – foi lançada em uma reunião especial da indústria da carne bovina da Irlanda no Departamento de Agricultura do país, nesta semana. No lançamento do plano, o Bord Bia disse que a indústria de carne bovina da Europa está passando por uma recuperação no mercado, após os problemas gerados pela encefalopatia espongiforme bovina (EEB) em 2000.
“As medidas colocadas agora em vigor para dar um apoio à confiança dos consumidores em toda a União Européia (UE), juntamente com as medidas já bem estabelecidas para a carne bovina da Irlanda, ajudarão a restabelecer a confiança entre nossos consumidores no mercado internacional. Estas medidas prepararão o terreno para a recuperação total do comércio internacional de carne bovina da Irlanda”.
Para estender seus mercados, o Bord Bia disse que a indústria de carne bovina irlandesa terá que:
1) Intensificar suas ações para atrair novos consumidores no varejo em toda a Europa Continental;
2) Organizar uma grande campanha promocional para a carne bovina da Irlanda na Inglaterra, começando em uma base regional no próximo ano;
3) Estabelecer uma série de clubes de chefes de cozinha na Holanda e na Itália para construir um novo mercado no setor de foodservice;
4) Estender o Fórum Europeu de Carne, planejado pelo Bord Bia como um evento bi-anual, tendo como público-alvo 150 a 200 compradores de carne;
5) Estabelecer um programa de inovação de mercado para ajudar a indústria a movimentar a cadeia de valores;
6) Lançar um esquema de garantia de qualidade para os consumidores europeus na próxima primavera.
“O desafio desta estratégia para a indústria é maior do que nunca”, disse um porta-voz do Bord Bia. “Este desafio é assegurar o futuro da indústria num momento em que está havendo grandes e rápidas mudanças, e em um ambiente que está muito próximo de um mercado livre e não sustentado. Nós acreditamos que a implementação destas propostas ajudará a guarnecer a indústria com uma base mais ampla e sustentável de consumidores e com maior poder de barganha, além da reposição da carne bovina irlandesa no mercado, capacitando maiores retornos e construindo uma imagem para a carne bovina da Irlanda, que irá, no final das contas, gerar um prêmio em muitos de seus mercados alvo”. O Bord Bia disse que estes esforços ajudarão a diminuir a diferença de preços no Reino Unido e no restante da Europa.
Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint