O presidente da Associação de Produtores de Gado Bovino e Ovino da Irlanda (ICSA), Patrick Kent, disse que a proposta de estabelecer uma cota livre de tarifas para a carne bovina seria “desastrosa” para o setor pecuário irlandês, já que permitiria que a América do Sul “inundasse” o mercado europeu.
“Não se pode esperar que a carne bovina irlandesa compita em mercados europeus com a carne sul-americana, que é produzida com diferentes padrões. As tarifas de importação forneceram certo equilíbrio, de forma que qualquer proposta de remoção das mesmas será desastrosa”.
O ministro da Agricultura irlandês, Simon Conveney, falou em reiteradas ocasiões, sobre as preocupações que geram o possível acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, pelos potenciais impactos negativos que teriam para a agropecuária europeia e irlandesa, sobretudo na pecuária bovina. O pior caso trabalhado pela ICSA indica uma redução de 150.000 toneladas na produção e uma queda de 8% no preço pago aos produtores.
Fonte: Blasina y Asociados, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.