Iveraldo Dutra: temos que trabalhar forte no entendimento de que produzimos alimento seguro, saudável e com bons resultados

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento foi criado para homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação foi feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que começou no dia 9 de setembro e encerrou no dia 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint fez a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Iveraldo Dutra, um dos ganhadores do Prêmio BeefPoint Confinamento, na categoria Sanidade em Confinamento.

Iveraldo Dutra

Iveraldo dos Santos Dutra é médico veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, possui doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Justus-Liebig, Alemanha.

Atualmente é professor titular de Enfermidades Infecciosas dos Animais na Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba, Unesp, onde desenvolve pesquisas na área de Saúde Animal.

Suas linhas de pesquisa são as Clostridioses (epidemiologia, diagnóstico e medidas de controle – vacinas e medidas complementares) e as Boas Práticas Pecuárias (desenvolvimento de um sistema de boas práticas na bovinocultura, com controle de risco à saúde animal, saúde coletiva e meio ambiente).

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Iveraldo Dutra: Pessoas. Gestão de pessoas com ênfase no controle dos processos e resultados. As tecnologias são amplamente conhecidas, no entanto têm que ser adotadas de maneira eficiente e eficaz. Harmonizar todo o processo produtivo por meio das quatro dimensões da produção animal: pessoas, animais, insumos e ambiente. Esse é o desafio.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Iveraldo Dutra: Conciliar produção animal, segurança alimentar e gestão ambiental.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Iveraldo Dutra: Através das minhas atividades de pesquisa tenho contato permanente com dezenas de confinamentos, predominantemente na região sudeste. Minhas atividades enfocam especificamente a gestão e monitoramento da saúde animal e estratégias em programas de saúde animal. Os projetos todos dos quais tenho contato têm excelentes resultados e cada qual tem o seu ponto forte.

Se posso relatar um exemplo edificante desse trabalho, eu gostaria de mencionar o da Agropecuária AH, em Brasilândia, MS. O processo de gestão desenvolvido pelo Dr. Helder Höfig e a sua equipe é um desses excelentes cases de sucesso. Valorizar e reconhecer as pessoas, dar as ferramentas, estabelecer metas e reconhecer os resultados com a participação na receita é um excelente caminho para a pecuária moderna, competitiva e sustentável e disposta a aceitar o desafio de produzir carne de qualidade para o mundo.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Iveraldo Dutra: Persistir em um projeto de boas práticas pecuárias com controle de risco à saúde bovina, coletiva e meio ambiente e continuar acreditando nas pessoas de bons propósitos.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Iveraldo Dutra: Concluir esse projeto por meio da construção coletiva e buscar canais para socializar as boas práticas pecuárias, em especial os arranjos mercadológicos. Temos que trabalhar forte no entendimento de que somos produtores de alimento seguro, saudável e que gere bons resultados (lucros) para toda a cadeia produtiva, em especial para a produção primária.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Iveraldo Dutra: Boa sorte e forte disposição para as mudanças!

Confira as fotos da entrega do Prêmio BeefPoint Confinamento e seus vencedores

Os comentários estão encerrados.

Austrália: conheça o caminho da produção de carne do pasto ao prato do consumidor (MSA)
16 de setembro de 2013
MSD Saúde Animal encerra produção de vacinas contra febre aftosa no Ceará
16 de setembro de 2013