Os animais – que passaram pela PGP que completa 54 anos de melhoramento genético de bovinos das raças Nelore, Guzerá, Gir e Caracu – serão leiloados no Centro de Leilões FEAPAM, a organização é da Leilopec – Leilões e Projetos.
Neste ano de 2004, a Prova de Ganho de Peso teve a participação de 407 animais de cinco raças – Caracu, Gir, Guzerá, Nelore mocho e Nelore padrão – provenientes de 118 criadores, sendo: 261 animais convênio IZ/FUNDEPAG (117 criadores) e 146 animais pertencentes ao plantel do Instituto de Zootecnia (EEZ de Sertãozinho).
Estes animais foram confinados pelo período de 168 dias, classificados em 6 grupos: Elite, Superior, Superior Mediano, Regular, Comum e Inferior. Classificaram como ELITE: cinco (14%) Caracu; um (10%) Gir; oito (18%) Guzerá; seis (13%) Nelore Mocho e 38 (14%) Nelore Padrão.
Os animais classificados Elite das raças Nelore Mocho e Nelore Padrão foram julgados quanto a caracterização racial e conformação corporal, sendo: 15 animais selecionados para participar da 3a fase do Programa Nacional de Avaliação Genética de Reprodutores Zebuínos (PROGENEL).
A Prova de Ganho de Peso, realizada no Centro APTA Gado de Corte do IZ (antiga Estação Experimental de Zootecnia de Sertãozinho), desde 1951, caracteriza-se como relevante instrumento na seleção para peso pós-desmama e ganho de peso em bovinos de corte.
Como esses dois atributos são altamente herdáveis, os animais que se destacam na PGP, pelo seu melhor desempenho, são considerados melhoradores de plantéis, podendo transmitir parte dessa superioridade à sua progênie.
Fonte: Assessoria de imprensa do IZ