Onde está o mapa?
1 de julho de 2003
Mapa fiscalizará carnes bovina e suína no varejo
3 de julho de 2003

Japão adia restrições à carne bovina dos EUA

O Japão deverá esperar até setembro antes de exigir que os exportadores de carne bovina dos Estados Unidos comecem a rotular seus produtos informando onde o animal foi criado e a carne processada, informou o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) na quarta-feira.

A porta-voz do USDA, Julie Quick, disse que o novo prazo final dará aos oficiais dos EUA mais tempo para avaliar os relatórios referentes ao caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) – doença da “vaca louca” – no Canadá antes de decidir se retoma o comércio de carne bovina e bovinos vivos com este país – cessado desde a descoberta do caso da doença, em 20 de maio.

O Japão planejava impor novas restrições às importações de carne bovina dos EUA em primeiro de julho, devido à preocupação deste produto conter carnes do Canadá. Os oficiais dos EUA pressionaram por uma extensão do prazo para terem mais tempo de revisarem os relatórios científicos sobre como o Canadá está cuidando do caso da doença.

Os cientistas canadenses disseram que a infecção foi um incidente isolado. Um painel internacional está realizando sua própria avaliação, que deverá ser divulgada dentro de poucos dias.

Fonte: Japan Today Discussion, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.