O Japão criará um selo para seus produtos gastronômicos em 2016 inspirado no sistema usado pela Fundação Dieta Mediterrânea para ressaltar a procedência e qualidade das matérias-primas e sua preparação.
Desde que a Unesco reconheceu, em dezembro de 2013, a culinária tradicional japonesa, chamada “washoku”, como patrimônio cultural imaterial, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca japonês mostrou uma preocupação cada vez maior em proteger a imagem da marca dos alimentos e receitas japonesas, e para potencializar sua exportação.
Diante do aumento da popularidade da gastronomia do país no exterior, as autoridades detectaram um aumento no número de produtos “falsificados” que são vendidos como japoneses fora do país, alguns dos quais imitam até os desenhos da embalagem.
O novo sistema de certidão que o governo prepara servirá para catalogar produtos alimentícios, que vão da carne bovina de exemplares da raça “wagyu” até o molho de soja e a pasta de missô, vendidos em supermercados e outras lojas no exterior.
Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.