Mercados Futuros – 25/07/07
25 de julho de 2007
Programa de Capacitação fortalece a cadeia produtiva de carne bovina em MS
27 de julho de 2007

Japão busca reforçar integridade de Wagyu

O Japão está buscando reforçar a integridade do gado Wagyu, de acordo com informações divulgadas pelo Meat and Livestock Austrália (MLA). A Associação de Tecnologia Animal do Japão desenvolveu um novo método de identificação da raça que pode determinar se a carne bovina é do Kuroge Washu - gado de pelagem preta Wagyu - ou não. O teste usa genes específicos envolvidos com a marmorização da carne bovina e está atualmente passando por um processo de solicitação de patente.

O Japão está buscando reforçar a integridade do gado Wagyu, de acordo com informações divulgadas pelo Meat and Livestock Austrália (MLA). A Associação de Tecnologia Animal do Japão desenvolveu um novo método de identificação da raça que pode determinar se a carne bovina é do Kuroge Washu – gado de pelagem preta Wagyu – ou não. O teste usa genes específicos envolvidos com a marmorização da carne bovina e está atualmente passando por um processo de solicitação de patente.

Um estudo do sabor “umami” na carne bovina Wagyu está sendo conduzido pela Zenchikuren (National Livestock Farmers Co-op Federation). O “umami”- o quinto sabor, além dos quatro: doce, amargo, azedo e salgado, freqüentemente descrito como uma sensação de bom sabor, complexidade e profundidade – foi considerado como uma das mais importantes características da carne bovina Wagyu. O estudo busca cientificamente capturar o “umami” da carne bovina Wagyu conduzindo várias análises, incluindo ácidos graxos, aminoácidos e ácidos nucléicos contidos na carne bovina.

O Japão exportou 74,6 toneladas de carne bovina em 2006 no valor de 653 milhões de ienes (US$5,38 milhões), um aumento de 5% em volume e 40% em valor com relação ao ano anterior. A carne bovina premium Wagyu está direcionando o crescimento, com demanda dos Estados Unidos e do Sudeste da Ásia. Os produtores japoneses estão cientes da crescente competição dos produtores de Wagyu fora do país e fundaram um comitê conduzido pela Associação da Indústria Animal do Japão, para introduzir um logotipo genérico para o Wagyu nascido e criado no Japão. O novo logotipo deverá ser lançado no final deste ano para promover o Wagyu japonês tanto no Japão como nos mercados externos.

O sistema nacional de identificação de bovinos do Japão continha um registro de 433.666 cabeças de Kuroge Washu Wagyu em junho de 2007.

Os comentários estão encerrados.