Japão concorda em retirar embargo à carne dos EUA

O Japão concordou em suspender o embargo à carne bovina dos Estados Unidos após os resultados de inspeções às unidades de processamento da carne neste país, informou hoje um funcionário do Ministério da Agricultura japonês.

A decisão resolve uma tempestuosa e longa disputa comercial entre aliados e dá aos produtores americanos novo acesso ao que era antes seu mais lucrativo mercado de exportação de carne.

O acordo ocorreu após uma teleconferência entre os dois lados, informou o funcionário japonês Hiroaki Ogura. “O Japão concordou em retomar as importações de carne sob a condição de não encontrarmos novos problemas nas inspeções locais”, disse Ogura.

Por sua vez, Ed Loyd, porta-voz do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), afirmou que um acordo foi alcançado e que agora os dois países “estão trabalhando para finalizar os termos” do acordo. Segundo Loyd, os EUA “esperam que o Japão retome rapidamente as importações após a conclusão das auditorias”. As informações são da Dow Jones.

Os comentários estão encerrados.

Análise semanal – 21/06/2006
21 de junho de 2006
Roberto Rodrigues visita Feicorte
23 de junho de 2006