O Japão confirmou no dia oito de março o décimo primeiro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), ou doença da “vaca louca”, do país. O animal infectado era de um rebanho leiteiro de Hokkaido. Oito dos 11 casos de EEB registrados no país até agora envolveram animais nascidos em 1996. Suspeita-se de que estes animais receberam o mesmo tipo de alimento, contendo farinha de carne e ossos infectada.
A expectativa é de que não haja reação dos consumidores japoneses devido a este último caso da doença, uma vez que não tem havido reação desde o quarto caso descoberto no país.
Suspeita
Autoridades japonesas afirmaram que encontraram no norte do país um animal suspeito de estar com a doença, sendo esta a segunda descoberta em dois dias. Caso este caso seja confirmado, será o 12o registro de EEB do Japão.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA) e MeatingPlace.com (por Bill McDowell), adaptado por Equipe BeefPoint