O Japão confirmou seu 14o caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, na última quinta – o segundo caso descoberto em menos de um mês.
A vaca infectada, da raça Holandesa e com quatro anos de idade, era da região de Shikaoi, estado de Hokkaido, e foi encontrada morta no sábado. Especialistas que testaram o animal confirmaram na última quinta-feira, oito de setembro, que era mesmo EEB, segundo informado pelo oficial do Ministério da Agricultura, Hiroaki Ogura.
Ogura disse que os oficiais estão tentando rastrear os alimentos que a vaca recebeu, bem como outros detalhes de seus hábitos recentes. O uso de farinha de carne e ossos – feita com partes de animais ruminantes – na alimentação de bovinos foi relacionado com os casos anteriores da doença no Japão. Por isso, o país proibiu o uso desse alimento. Ogura disse também que os outros 220 bovinos da fazenda de onde surgiu o animal infectado estão sendo monitorados para evitar qualquer potencial disseminação da doença.
Fonte: News.scotsman.com, adaptado pela Equipe BeefPoint