O Japão anunciou seu décimo caso confirmado de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, encontrado em um animal da raça holandesa de oito anos de idade.
A vaca era de Kanagawa Prefecture, região próxima a Tóquio, segundo informaram os ministérios da Agricultura e da Saúde do país.
O animal infectado foi abatido em 20 de fevereiro e será incinerado. Oficiais japoneses estão tentando rastrear o animal ao seu local de nascimento. Autoridades requereram que a transferência de outros animais da fazenda que tem 63 bovinos seja restrita.
O Japão testa todos os seus bovinos para EEB, algo que está tentando convencer os EUA a fazer como condição para a retomada da compra de carne bovina norte-americana. Os EUA rejeitam esta possibilidade dizendo que se trata de uma medida sem base científica e muito onerosa.
Fonte: MeatingPlace.com (por Eric Hanson), adaptado por Equipe BeefPoint