Brasil registrou superávit em outubro e bateu recorde mensal
4 de novembro de 2003
EUA: Popularidade de dieta protéica beneficia produtores de carne bovina
6 de novembro de 2003

Japão confirma nono caso de EEB

O Japão confirmou ontem (04) outro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, o nono desde que a doença foi descoberta pela primeira vez no país, em setembro de 2001, e o segundo em menos de um mês.

Os oficiais do Ministério da Saúde disseram que a doença foi encontrada em um touro da raça holandesa de 21 meses de idade, em Hiroshima, no oeste do país. No início de outubro, oficiais informaram sobre o surgimento de um caso atípico de EEB em um touro, também da raça holandesa, de 23 meses de idade. Esse caso foi o primeiro desde janeiro deste ano.

O novo caso envolve um animal nascido em janeiro de 2002, em Hyogo, oeste do Japão, enviado para Hiroshima um mês depois. Os oficiais do Ministério disseram que os órgãos internos do touro holandês, abatido em 29 de outubro, foram incinerados.

Eles declararam que a forma desse nono caso foi similar à dos primeiros sete casos. Este foi o segundo caso da doença, confirmado no Japão, em um animal com menos de dois anos de idade, já que a EEB tem um longo período de incubação – de dois a oito anos -. Apesar disso, muitos cientistas acreditam ser improvável que os animais jovens e os cortes sem ossos contenham a proteína anormal causadora da EEB (prion). Os primeiros sete casos da doença confirmados no Japão foram em animais com mais de cinco anos de idade.

Fonte: Reuters (por Miho Yoshikawa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.