Panorama do mercado mundial da carne 2002 e 2003
20 de janeiro de 2003
Nafta avaliará sanidade do rebanho bovino brasileiro
22 de janeiro de 2003

Japão confirma o sexto caso de EEB do país

Oficiais do governo do Japão disseram no domingo que tinham confirmado outro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca” – o sexto caso desde a primeira descoberta da doença no país, em setembro de 2001, e o primeiro desde agosto passado.

Esta descoberta surgiu justamente quando a confiança dos consumidores na indústria de carnes do Japão estava retornando e o consumo estava aumentando, embora a fonte da doença ainda permaneça desconhecida. O novo caso também é uma notícia ruim para os países que exportam carne bovina para o Japão, como Austrália e Estados Unidos.

Oficiais japoneses disseram que a doença foi detectada em uma vaca holandesa de Hokkaido, principal ilha do norte do país. Quatro dos seis casos de EEB foram registrados em animais de Hokkaido. O surgimento de casos de EEB no Japão prejudicou bastante o consumo de carne bovina no país e abalou a confiança dos consumidores na indústria de alimentos.

A EEB está relacionada com uma variante humana, chamada de doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), que já matou cerca de 125 pessoas em todo o mundo. No Japão, não foram registradas mortes de pessoas devido a esta doença, mas os cientistas informam que os sintomas podem levar anos para se desenvolver.

Uma equipe de investigação no ano passado culpou o governo do Japão por ignorar os alertas feitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Comissão Européia, que poderiam ter evitado as crises.

Os animais que adquiriram a enfermidade no Japão provavelmente foram alimentados com farinha de carne e osso contaminada. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar está realizando testes para detecção da EEB em todo o rebanho destinado ao consumo humano desde outubro de 2001. O governo japonês já destinou 207 bilhões de ienes (US$ 1,75 bilhão) para eliminar a EEB no último ano fiscal (até março).

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.