Atitudes com relação à saúde e aos alimentos – diferem as percepções culturais
22 de agosto de 2002
Polônia registra segundo caso de EEB
26 de agosto de 2002

Japão confirma quinto caso de “vaca louca”

O Japão confirmou ontem outro caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, o primeiro caso desde maio e o quinto desde o primeiro caso surgido no país em setembro do ano passado, que abalou profundamente o setor de alimentos do país e destruiu a confiança dos consumidores japoneses com relação à segurança dos alimentos.

Os testes finais feitos em uma vaca leiteira de seis anos de idade, abatida em Kanagawa, a sudoeste de Tóquio, apresentou resultado positivo para a doença, segundo anunciado por oficiais do Ministério da Saúde do Japão. Hoje o ministério fará uma reunião com especialistas do setor de saúde animal para revisar os resultados a fim de obter uma confirmação oficial.

A EEB está relacionada com uma variante humana chamada nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (nvCJD), que já matou cerca de 100 pessoas na Europa, mas não acometeu ninguém no Japão. O surgimento da doença – o primeiro da Ásia – prejudicou a demanda por carne bovina entre os consumidores japoneses, causando danos aos rendimentos de companhias de fast food e restaurantes, abalando a confiança nos padrões de segurança alimentar do país.

Em abril, o Ministério da Agricultura do Japão estimou que as perdas totais da indústria derivadas do surgimento de EEB do país somam 380 bilhões de ienes (US$ 3,16 bilhões). Desde outubro, o país tem avaliado todos os bovinos abatidos para a produção de carne, a fim de verificar a presença da doença.

O momento de ocorrência deste último caso é bastante preocupante, uma vez que o país acaba de passar por um escândalo referente à rotulagem das carnes – quando uma companhia do Japão rotulou carne bovina importada como sendo nacional a fim de obter subsídio do governo -, o que abalou a confiança dos consumidores japoneses.

Os bovinos provavelmente contraem a EEB ao ingerirem farinha de carne e osso contaminada com a doença, mas oficiais do governo japonês não disseram qual foi a fonte causadora da doença no país. Uma equipe de pesquisadores já tinha criticado o governo do Japão no começo deste ano por ignorar as advertências da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Comissão Européia, que poderiam ter evitado esta crise.

Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.