Uma lei que determina a rastreabilidade de carnes bovinas importadas foi introduzida, e então retirada, no Parlamento do Japão na semana passada. A lei propunha que a carne bovina importada pelo país fosse sujeita ao mesmo sistema de identificação individual dos animais que a carne bovina produzida domesticamente.
Este ano, o Japão impôs medidas estritas de rastreabilidade à carne bovina doméstica após a descoberta de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país. As medidas incluem a identificação de todo o rebanho bovino do país e o registro de todos os números de identificação dos animais em uma base de dados central neste ano.
As leis destinadas à produção doméstica de carne bovina incluem o fato de a informação ser disponibilizada aos consumidores no varejo e em foodservice via Internet.
O partido da oposição não prosseguiu com a legislação. Entretanto, os consumidores do Japão deverão aumentar suas demandas por rastreabilidade na carne bovina, de acordo com a análise feita pelo Meat and Livestock Austrália (MLA).
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint