Resposta ao uso de BST em bovinos de corte confinados
29 de junho de 2006
Novas perspectivas para a pecuária de corte
3 de julho de 2006

Japão: consumidores não querem carne dos EUA

Cerca de 60% dos consumidores japoneses que participaram de uma pesquisa promovida pelo Yomiuri Shimbun/NTT Resonant Inc. disseram que não querem consumir carne bovina dos Estados Unidos quando as importações desse produto forem retomadas.

A pesquisa foi conduzida durante três dias após o Japão e os EUA terem chegado a um acordo para a retirada do embargo à carne bovina norte-americana, determinando que as importações poderão ser retomadas no início do próximo mês.

Setenta e um por cento dos entrevistados disseram que eram “contrários” ou “bastante contrários” à retirada do embargo. Sessenta por cento deste grupo disseram que tinham dúvidas sobre a segurança das carnes processadas nos EUA, enquanto 52% disseram que estavam preocupados com o sistema de inspeção de carnes dos EUA.

Estes dados mostram que muitos japoneses aumentaram suas desconfianças no Governo dos EUA após a descoberta de partes de espinha dorsal – considerada um material de risco especificado para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – no primeiro envio de carne bovina norte-americana ao Japão após a retirada da primeira barreira imposta no ano passado.

Trinta por cento dos entrevistados disseram que o Governo japonês apressou sua decisão de retirar o embargo para manter condições amigáveis com os EUA.

Quando questionados se comeriam carne bovina dos EUA após a retomada das importações, 61% disseram que “não” ou que “tentariam não comer” com apenas 6% dizendo que não se importariam em comer a carne bovina norte-americana.

Noventa e seis por cento disseram que os restaurantes deveriam declarar o país de origem da carne bovina servida.

Quando questionados se os consumidores modificaram suas atitudes com relação à escolha da carne bovina desde que o Japão proibiu as importações do produto norte-americano, 28% disseram que não mudaram suas atitudes e continuaram consumindo carne importada, enquanto 36% disseram que comeram ou tentaram comer somente carne bovina doméstica.

A suspensão das importações de carne bovina dos EUA afetou a dieta dos consumidores japoneses, com 24% dizendo que raramente consumiam carne bovina e 1% dizendo que parou de comer este produto.

A reportagem é de Toru Takahashi para o site Yomiuri Shimbun.

Os comentários estão encerrados.