Os consumidores japoneses não estão entusiasmados com o fim do embargo às importações de carne bovina dos EUA. Por isso, o Governo do Japão programou 10 reuniões públicas para explicar o processo pelo qual o país reabrirá seu mercado ao produto norte-americano.
O Governo japonês pretende explicar aos consumidores do país que recebeu importantes concessões dos EUA, incluindo o direito de ter agentes do país nos postos de inspeção das plantas de carne dos EUA e um acordo que determina que os inspetores da alfândega intensificarão as inspeções da carne bovina dos EUA nos portos de entrada. Os EUA também concordaram em atualizar os manuais de operações nas plantas de carnes e garantir adesão dos funcionários aos requerimentos de segurança para a carne bovina destinada ao Japão.
As principais redes de restaurantes e varejo do Japão ainda precisam analisar o assunto, mas várias delas tinham dito anteriormente que vão agir com cautela com relação à carne bovina dos EUA, até que tenham certeza de que seus consumidores aceitam os produtos. A reportagem é de Pete Hisey para o site MeatingPlace.com.