O apetite dos consumidores do Japão por carne bovina continua se recuperando, com 56,61 mil toneladas do produto sendo importadas em março de 2003, o maior dado mensal registrado desde outubro de 2001.
A participação da Austrália nestas importações foi forte, com 28,401 mil toneladas de carne bovina australiana sendo importadas, comparadas com as 24,747 mil toneladas importadas dos Estados Unidos. Apesar de os volumes terem aumentado significativamente, as importações permanecem 20% abaixo dos níveis de antes do surgimento de casos de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, no país.
As importações de carne bovina congelada da Austrália foram particularmente fortes, com 14,911 mil toneladas sendo importadas, o que denota um aumento de 8% comparado com os níveis pré-EEB. As importações de carne bovina congelada oriunda de animais alimentados a pasto no mês de março aumentaram 216% com relação ao ano anterior, tendo sido particularmente baixas em março de 2002.
Os padrões de importação do Japão poderão ser prejudicados nos próximos meses, devido à possibilidade do governo do país de impor tarifas de salvaguardas às importações de carne bovina.
Fonte: Meat & Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint