A proibição do Japão sobre as exportações de carne bovina britânica provavelmente será retirada em 2018, com apenas etapas “amplamente processuais” a serem concluídas, de acordo com a embaixada britânica Tóquio.
O anúncio segue a visita bem sucedida de uma delegação japonesa a locais de produção no Reino Unido em 2017, mais de 20 anos após a proibição ter sido implementada por causa do surte de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) da Grã-Bretanha. De cerca de 190.000 bovinos infectados com EEB em todo o mundo, 180 mil cabeças eram britânicas.
No entanto, nenhuma infecção foi encontrada no país desde que uma vaca nascida em 2009 apresentou resultado positivo em 2015, levando o Japão a considerar a importação de carne bovina de gado com 30 meses de idade ou menos. A medula espinhal e outras partes que são consideradas de alto risco continuarão a ser banidas, no entanto.
Campbell Davis, segundo secretário econômico e comercial da Embaixada Britânica de Tóquio, disse que, desde que o Reino Unido solicitou a suspensão da proibição em 2012, a embaixada britânica “trabalhou em estreita colaboração com o governo do Reino Unido e os grupos da indústria e com funcionários japoneses da agricultura e da segurança alimentar para completar os rigorosos procedimentos de acesso ao mercado do Japão e demonstrar a segurança e a qualidade dos produtos do Reino Unido.”
Os funcionários, do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, e do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, inspecionaram os controles de higiene alimentar em fazendas, laboratórios e abatedouros britânicos em julho de 2017. Segundo Davis, a equipe japonesa ficou “impressionada pelos controles de saúde animal e regime de testes.”
Este ano (2018), os governos do Japão e do Reino Unido devem concordar com os controles sobre os requisitos de saúde animal e um programa de verificação de exportação, após o que outra delegação japonesa realizará uma inspeção final no Reino Unido, acrescentou.
George Eustice, ministro de Estado da agricultura, a pesca e a alimentação britânico, ficou feliz com o progresso, chamando o setor de carne bovina do Reino Unido de “história de sucesso global” que vale mais de £ 2,8 bilhões (US $ 3,87 bilhões) em produção, com exportações para 84 países.
“A abertura do mercado do Japão poderia impulsionar a indústria em cerca de £ 15 milhões [US $ 20,7 milhões] por ano, gerando crescimento para nossos agricultores e produtores e aumentando nossa reputação global de excelente sabor e qualidade.”
A carne britânica, no entanto, enfrentará uma forte concorrência no Japão, onde a carne bovina australiana absorveu 52% do mercado de importação no ano fiscal de 2016, seguida pelos EUA com 39%, de acordo com o Ministério da Agricultura, Agricultura e Pescas do Japão.
Os especialistas da indústria, portanto, preveem que os produtores britânicos de carne bovina podem se concentrar no mercado de carne de alta qualidade do Japão.
Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.