A Comissão de Segurança de Alimentos do Japão aprovou um relatório sobre a segurança da carne bovina dos Estados Unidos ontem, abrindo caminho para a retomada das importações do produto norte-americano no fim de dezembro, pela primeira vez em dois anos.
O governo japonês já indicou que permitiria algumas importações se recebesse sinal verde da Comissão de Segurança de Alimentos. No início desta semana, a mídia japonesa local afirmou, citando fontes do governo, que Tóquio planejava acabar com o embargo de dois anos sobre a carne bovina dos EUA na próxima segunda-feira.
A comissão, após um mês de discussões, concluiu o estudo que apontou que o risco de a carne bovina norte-americana trazer a doença da “vaca louca” ao entrar no Japão é mínimo se os EUA seguirem condições sanitárias apropriadas.
A comissão também concordou que não há diferença significativa entre os padrões de segurança japonês e norte-americano. A carne bovina é de animais de 20 meses ou mais novos e as partes de alto risco, como o cérebro e a corda espinal, são removidas. O documento também abre espaço para a retomada das importações canadenses.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Bruno Marfinati), adaptado por Equipe BeefPoint