O Ministério das Finanças do Japão (MOF) recomendou que o atual nível que desencadeia a medida de salvaguarda para as importações de carne bovina - volume importado acima do qual a tarifa de importação de carne bovina do país aumenta - seja estendido para cobrir o ano fiscal japonês (abril de 2008 a março de 2009). A extensão favoreceria os importadores japoneses, permitindo volumes maiores de importação sem desencadear maiores tarifas.
O Ministério das Finanças do Japão (MOF) recomendou que o atual nível que desencadeia a medida de salvaguarda para as importações de carne bovina – volume importado acima do qual a tarifa de importação de carne bovina do país aumenta – seja estendido para cobrir o ano fiscal japonês (abril de 2008 a março de 2009). A extensão favoreceria os importadores japoneses, permitindo volumes maiores de importação sem desencadear maiores tarifas.
A salvaguarda é um mecanismo que permite que a tarifa de importação de carne bovina aumente de 38,5% para 50% durante o restante do ano fiscal, assim que o nível desencadeador determinado seja excedido.
Normalmente, os níveis desencadeadores são determinados em uma base cumulativa trimestral (e separadamente para carne bovina resfriada e congelada), em 17% acima das importações do ano fiscal anterior. Entretanto, nos dois últimos anos fiscais japoneses, os níveis foram determinados usando a média de importações dos anos fiscais de 2002 e 2003. Esta alteração foi feita devido às condições de mercado extraordinárias geradas pela retirada da barreira de importações dos Estados Unidos. As informações são do Meat and Livestock Austrália (MLA).