O Japão e a Austrália estão conversando sobre a possibilidade de estabelecer um pacto de livre comércio bilateral, segundo anunciado na quarta-feira. “Os dois países vêem uma meta comum”, disse o primeiro ministro da Austrália, John Howard, em uma conferência feita juntamente com o ministro japonês, Junichiro Koizumi. “Não será uma meta rapidamente alcançada, mas sim, uma meta pela qual teremos que trabalhar”, disse Howard.
O anúncio já era esperado. Na quinta-feira da semana passada, Koizumi disse que queria negociar um acordo de livre comércio com a Austrália. O Japão é o maior parceiro comercial da Austrália, com um comércio bilateral de US$ 21,6 bilhões em 2000.
Enquanto ambos os países querem um acordo de livre comércio, o comércio agrícola é o maior obstáculo a isso. A Austrália se queixa dos subsídios agrícolas do Japão, bem como das barreiras causadas pelas altas tarifas, particularmente em suas exportações de carne bovina e arroz ao país asiático.
Koizumi concorda que a agricultura é o maior obstáculo, mas diz que esse problema “não é insuperável”. A Austrália é o principal destino dos turistas japoneses e fornece ao Japão matéria-prima e produtos agrícolas, enquanto importa carros e outros bens eletrônicos e de consumo.
Koizumi disse também que fez um plano para a Comunidade Asiática Oriental visando a ação e o avanço em conjunto, e disse a Howard que a Austrália poderá ter um papel significativo como membro neste empreendimento. Esse plano visa a formação de uma área de livre comércio na Ásia, que incluirá China, Coréia do Sul, Hong Kong e Taiwan, bem como os 10 membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático – um mercado de 2 bilhões de pessoas.
Exportadores de carne aprovam acordo
Os exportadores australianos de carne e de leite disseram que são a favor do acordo de livre comércio entre a Austrália e o Japão. O Meat and Livestock Australia disse que um acordo que remova as grandes tarifas de importação de carne bovina da Austrália pelo Japão será bastante benéfico ao país.
Fonte: Associated Press Writer (por Peter O’Connor) e ABC Online, adaptado por Equipe BeefPoint