Ituiutaba é mais uma etapa do Circuito Boi Verde
14 de setembro de 2004
Enquete BeefPoint: critérios para TE e FIV
16 de setembro de 2004

Japão e EUA não se entendem em negociações

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) não confirma suposta proposta do Japão para retomar as importações de carne bovina, de gado norte-americano com menos de 21 meses de idade. As compras de carne dos EUA estão suspensas desde a descoberta de um único caso da doença da “vaca louca”, a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) no estado de Washington, em dezembro último.

O governo japonês apresentou sua proposta para os EUA em 10 de setembro, no esforço de terminar com uma proibição sobre toda a carne vermelha do gado norte-americano. “Não posso confirmar que recebemos uma proposta”, disse Julie Quick, vice-secretária de imprensa para o USDA, em Washington.

O primeiro-ministro do Japão, Junichiro Koizumi, deverá manter conversações sobre o assunto com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, em 21 de setembro, em Nova York. “Todas as propostas ainda estão em análise”, anunciou Gregg Doud, principal economista da National Cattlemen’s Beef Association, em Washington. “As reuniões entre Bush e o primeiro-ministro japonês serão o próximo ponto de referência” desse tema.

Os preços futuros da carne bovina nos Estados Unidos estão em queda, com uma perda de 20% desde janeiro. O Japão, maior importador do produto norte-americano, e outros países suspenderam as compras da carne nos últimos nove meses.

Japão e Estados Unidos precisam chegar a um acordo de cooperar a respeito de parâmetros sobre a carne bovina, a fim de ajudar a suspender o veto japonês à essas importações, disse o secretário de governo japonês, Hiroyuki Hosoda, em 9 de setembro.

“Os dois países precisam concordar a respeito do método geral de teste e segurança, de modo a iniciar as conversações”, disse Hosoda aos jornalistas em Tóquio.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.