Dados recentemente divulgados pelo Australia’s Bureau of Statistics mostraram que o Japão foi o mercado de exportação mais valioso da Austrália para vendas de carnes vermelhas no ano fiscal de 2003-2004.
De acordo com os dados, o Japão foi o maior mercado da Austrália para carne bovina, miúdos e produtos de carne bovina processada em termos de valor. O presidente do Meat and Livestock Australia (MLA), David Crombie, disse que estes dados destacam a importância contínua do Japão como um importante mercado de carnes vermelhas da Austrália.
“O Japão tem sido tipicamente o mercado mais valioso de carne bovina da Austrália por uma série de anos, mas o crescimento em valor deste mercado atingiu recordes neste ano. Além disso, tem havido crescimentos sem precedentes na área de ovinos e miúdos. Os principais fatores por trás do grande aumento das exportações de carnes vermelhas e miúdos da Austrália ao Japão têm sido o crescimento de base na demanda dos consumidores por carnes e a ausência da carne bovina dos EUA desde dezembro”.
No ano fiscal de 2003-2004, as exportações combinadas totais de carne bovina, miúdos, carne bovina processada e carne ovina ao Japão foram de A$ 2,05 bilhões (US$ 1,47 bilhões), o que denota um aumento de 31% comparado com o ano fiscal de 2002-2003. O valor destas exportações aumentou substancialmente, com o valor da carne bovina aumentando 25%, para A$ 1,75 bilhão (US$ 1,25 bilhão). O valor das exportações de miúdos e carne bovina processada apresentaram um aumento ainda maior. As exportações de miúdos aumentaram 145%, ficando em A$ 150 milhões (US$ 107,86 milhões) e as de carne bovina processada aumentaram 138%, ficando em A$ 56 milhões (US$ 40,26 milhões).
“Enquanto as forças de mercado têm agido em nosso favor, as atividades de marketing do MLA na região para aumentar a imagem de que a carne australiana é segura e deliciosa foram críticas para o crescimento no mercado. Além disso, o MLA tem trabalhado com a indústria para garantir que novas cadeias de fornecimento sejam estabelecidas para suprir o mercado japonês”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint