Um oficial do Departamento de Agricultura do Canadá informou que o país está pensando em considerar o último requerimento do Japão referente à encefalopatia espongiforme bovina (EEB). O ministro da Agricultura japonês sugeriu na terça-feira que o Canadá testasse todos os bovinos destinados ao Japão.
A fronteira japonesa está fechada para a carne bovina canadense desde maio, quando foi registrado um caso de EEB na província de Alberta. O ministro da Agricultura, Floresta e Pescado do Japão, Yoshiyuki Kamei, sugeriu que o Canadá começasse a testar todos os bovinos destinados a seu país como uma forma de retirar a barreira imposta à carne bovina canadense. Esta proposta é diferente da posição original do Japão, que requereu que o Canadá testasse todos os animais destinados ao abate, independentemente de sua destinação.
O representante do Departamento da Agricultura do Canadá, Donald Boulanger, disse que avaliaria seriamente a requisição japonesa. Entretanto, ele disse que o Canadá somente consideraria testar os animais de mais de 30 meses de idade.
O Canadá exporta quase 30 mil toneladas de carne bovina para o Japão todo ano, a maioria delas de animais de menos de 18 meses de idade. Uma vez que o período de incubação da EEB é de mais de quatro anos, é cientificamente aceito que os animais de menos de 30 meses de idade não correm o risco de apresentarem a doença.
O presidente da Federação de Exportação de Carne Bovina do Canadá, Ben Thorlakson, disse que o cumprimento do requerimento do Japão não será uma decisão baseada em ciência.
“Isso seria um caso sem intenção verdadeira, em animais de mais de 30 meses de idade, há testes que detectam a presença de EEB. Mas nós enviamos muito pouco desta carne ao Japão e, francamente, não sei se isso valeria o esforço”.
Thorlakson disse que a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos está trabalhando com o Japão para desenvolver um protocolo que o país asiático possa aceitar. Entretanto, ele não espera nenhuma medida significativa do Japão em um futuro próximo.
Fonte: CBC News Online, adaptado por Equipe BeefPoint