Oficiais do Japão visitarão os Estados Unidos e o Canadá nesta semana para entender melhor as medidas de segurança contra a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da ‘vaca louca’, que esses dois países colocaram em prática, em preparação para a retomada do comércio de carne bovina.
Os oficiais japoneses dos Ministérios da Saúde, Agricultura e Exterior, bem como membros da Comissão de Segurança Alimentar, visitarão Alberta, no Canadá, em 29 e 30 de novembro, e Kansas, nos EUA, em 2 e 3 de dezembro. A última visita do Japão aos EUA tinha sido no começo de outubro, quando o país mandou uma missão para inspecionar plantas de processamento de carne bovina do país. Esta será a primeira visita do Japão a plantas do Canadá.
“Baseado no acordo de outubro, precisamos finalizar os detalhes e, para fazer isso, nós estamos visitando plantas de processamento nos dois países”, disse um oficial japonês. Segundo ele, a proposta das visitas é aprofundar o entendimento sobre as medidas de segurança contra EEB dos dois países, bem como sua capacidade de verificar a idade dos bovinos. Os oficiais japoneses também estudarão as condições das plantas de processamento do Canadá.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint