O Japão suspendeu as importações de carne bovina de uma planta da Cargill Meat Solutions dizendo que a documentação falhou em identificar adequadamente tendões em um lote. O Ministério da Agricultura do Japão disse na quarta-feira que 225 caixas entre o recente envio de nove toneladas da planta de Dodge City, Kansas, da Cargill, continham tendões não identificados de forma adequada nas documentações fornecidas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O Japão suspendeu as importações de carne bovina de uma planta da Cargill Meat Solutions dizendo que a documentação falhou em identificar adequadamente tendões em um lote, segundo reportagem do site MeatingPlace.com.
O Ministério da Agricultura do Japão disse na quarta-feira que 225 caixas entre o recente envio de nove toneladas da planta de Dodge City, Kansas, da Cargill, continham tendões não identificados de forma adequada nas documentações fornecidas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
O porta-voz da Cargill, Mark Klein, disse que o produto foi produzido na planta de Dodge City, mas foi enviado de outro local. “Vamos cooperar com os oficiais dos EUA e do Japão em suas investigações”.
O assessor de imprensa do USDA, Keith Williams, disse que o Japão precisa adotar diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que em maio designou os EUA como região de risco controlado para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). “Nossa posição é que a carne (da Cargill) é perfeitamente segura. Se o Japão agir de acordo com os padrões científicos da OIE, não surgirão essas ocorrências”, disse ele.