O consumo doméstico de carne bovina no Japão aumentou em janeiro, mas esse crescimento não foi suficiente para reduzir os estoques acumulados devido às altas importações. Apesar de as vendas no varejo estarem mais fortes em fevereiro.
Reportagem do site do Meat and Livestock Austrália (MLA) informou que o consumo doméstico de carne bovina no Japão aumentou em janeiro, mas que esse crescimento não foi suficiente para reduzir os estoques acumulados devido às altas importações. Apesar de as vendas no varejo estarem mais fortes em fevereiro, os estoques deverão permanecer altos, sem declínios esperados até a temporada do Yakiniku (churrasco japonês), na primavera.
De acordo com dados divulgados pelo Statistics Bureau do Japão, o consumo de carne bovina em janeiro aumentou 5% com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 581 gramas por família. Os gastos também aumentaram, em 4%, para 1774 mil ienes (US$ 15,14) por família no mês.
Ao mesmo tempo, os estoques de carne bovina em janeiro ficaram em 76,387 mil toneladas, 23% a mais do que em janeiro de 2006, segundo dados da Agriculture and Livestock Industries Cooperation (ALIC) – 84% disso era carne bovina importada. Os grandes estoques são em grande parte devido ao aumento nas importações no período de novembro a janeiro (aumento de 18% comparado com o mesmo período de 2005-06) e contínua redução no consumo.
Os dados de vendas no varejo indicam que as compras de carne bovina foram firmes em fevereiro (13,8 quilos por 1000 consumidores ou 3% a mais que em 2006), mas ainda 20% menor do que em fevereiro de 2003 (17,4 quilos por 1000 consumidores).