As importações de carne bovina do Japão caíram 13% no mês de agosto com relação ao mesmo mês do ano anterior e foram 40% menores do que as importações de julho. As importações totais para o mês atingiram o volume de 35,63 mil toneladas, sendo 18,54 mil toneladas de carne bovina resfriada e 17,09 mil toneladas de carne congelada. Cerca de 89% das compras provieram da Austrália, com 17,813 mil toneladas de carne resfriada e 14,068 mil toneladas de carne congelada importadas deste país.
As importações de carne bovina foram consideravelmente menores em agosto comparadas com julho, com grandes volumes de carne bovina deixando as alfândegas em julho após as compras terem sido adiadas de junho para evitar o desencadeamento de uma medida de salvaguarda, que levaria ao aumento do imposto de importação de carne bovina.
É improvável que a medida de salvaguarda para carne bovina resfriada e congelada seja desencadeada no segundo trimestre do ano fiscal do Japão (julho a setembro). Estima-se que as importações de carne resfriada neste trimestre serão de 4,94 mil toneladas abaixo do nível que levaria à medida de salvaguarda, com as importações de carne congelada ficando 14,906 mil toneladas abaixo desse nível.
Fonte:Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint