Mercados Futuros – 10/06/08
10 de junho de 2008
Desafios na distribuição de produtos agrícolas e veterinários no Brasil
12 de junho de 2008

Japão importou 8% menos carne bovina em abril

O Japão importou 38.598 toneladas de carne bovina em abril, 8% a menos que no mesmo período do ano anterior. O declínio no mês foi principalmente resultado de uma redução de 21% nas compras de carne resfriada da Austrália, enquanto o volume de carne importada dos Estados Unidos aumentou para 3.263 toneladas, o maior volume mensal até agora em 2008, de acordo com dados do Ministério das Finanças do Japão.

O Japão importou 38.598 toneladas de carne bovina em abril, 8% a menos que no mesmo período do ano anterior. O declínio no mês foi principalmente resultado de uma redução de 21% nas compras de carne resfriada da Austrália, enquanto o volume de carne importada dos Estados Unidos aumentou para 3.263 toneladas, o maior volume mensal até agora em 2008, de acordo com dados do Ministério das Finanças do Japão, divulgados pelo Meat and Livestock Australia (MLA).

As importações de carne da Austrália totalizaram 31.639 toneladas, com 17.624 toneladas ou 56% sendo de carne congelada. A demanda por itens congelados, particularmente carne processada, foi direcionada principalmente pelos maiores custos de importação e pelos menores gastos dos consumidores. Esses desenvolvimentos levaram à maior popularidade de alimentos mais baratos, como hambúrgueres e outros pratos com carne moída.

Em contraste, as compras de carne bovina resfriada da Austrália continuaram caindo, à medida que as disponibilidades limitadas de bovinos alimentados com grãos mantiveram os preços altos.

Apesar da maior proporção de carne congelada, o valor médio das importações de carne da Austrália pelo Japão aumentou em 5% durante o mês de abril com relação ao mesmo mês de 2007, para 438 iene (US$ 4,17) por quilo, refletindo um dólar australiano mais forte contra o dólar dos Estados Unidos.

Por outro lado, o Japão importou mais carne bovina resfriada dos Estados Unidos (1.906 toneladas) do que congelada (1.357 toneladas) durante o mês, indicando uma expansão da presença do país no varejo do Japão. As importações de carne bovina dos EUA nos primeiros quatro meses do ano foram de 11.202 toneladas, 53% a mais que no mesmo período do ano anterior, mas somente 13% dos níveis de antes da Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), em 2003.

Os comentários estão encerrados.