Quanto se pode pagar pela reposição?
28 de setembro de 2001
Aprovado programa de promoção de carnes nos EUA
2 de outubro de 2001

Japão libera verba a pecuaristas devido ao caso confirmado de EEB

O governo do Japão dará ajuda financeira aos pecuaristas em dificuldades, ao mesmo tempo em que se empenha em convencer os consumidores de que a carne bovina é segura, após detectar o primeiro caso confirmado de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ no país. Produtores e indústria terão subsídios e créditos a juros baixos para compensá-los pelos atrasos na entrega e pelo possível abate de animais.

As autoridades japonesas confirmaram que uma vaca leiteira, da raça holandesa, na região central do Japão, foi afetada pela ‘vaca louca’. O animal foi abatido em agosto. Não se sabe como o animal contraiu a doença, embora investigadores acreditem que a ração animal seja a provável causa.

Em um esforço para restabelecer a confiança do público nos produtos de carne bovina e nos laticínios japoneses, o governo se apressa em verificar a existência da doença, em todas as 4,53 milhões de vacas do país, que pode causar uma enfermidade mortal em seres humanos que comam a carne infectada.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.