Análise semanal – 18/08/04
18 de agosto de 2004
FAO: aumento no consumo de carne no mundo
20 de agosto de 2004

Japão: mais hambúrguer e menos gyudon

Os últimos dados divulgados pela Associação de Serviços Alimentícios do Japão revelaram que as vendas de hambúrgueres continuam aumentando no país, à medida que os consumidores buscam fast food contendo carne bovina. Após a suspensão das importações de carne bovina dos Estados Unidos em dezembro passado, muitas redes de gyudon (ou beef bowl – “tigela de carne” -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima) têm buscado produtos alternativos que não sejam de carne bovina.

Como resultado disso, as vendas de gyudon caíram 20% em junho com relação ao mesmo período do ano anterior pelo terceiro mês consecutivo. Em contraste, as vendas de hambúrguer aumentaram pelo sexto mês consecutivo.

O mercado de gyudon tem sido tradicionalmente dominado pelas vendas de carne bovina dos EUA, com cerca de 70% ou 187 mil toneladas de carne bovina importada dos EUA consistindo em um corte, de peito, resultando em uma significante ruptura deste segmento de mercado.

Entretanto, as redes de gyudon como Kobe Ranputei e Sukiya, que substituíram a carne norte-americana pela australiana, disseram que o produto foi bem recebido, com as redes que substituíram os produtos por itens que não são de carne bovina apresentando um resultado não muito positivo.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.