Chuvas e mercado interno fraco pressionam @
27 de janeiro de 2004
AgriPoint é finalista do iBest 2004!
29 de janeiro de 2004

Japão mantém barreira à carne bovina dos EUA

Os Estados Unidos falharam na sexta-feira em persuadir o Japão a retirar sua barreira às importações de carne bovina norte-americana durante as conversações bilaterais ocorridas em Tóquio.

A delegação dos EUA disse que tentariam reabrir as conversações em fevereiro para retirar a barreira, instaurada em dezembro passado devido ao surgimento de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), ou doença da “vaca louca”, em um animal no Estado de Washington, mas comprovadamente nascido no Canadá.

Apesar de os delegados dos EUA não terem oferecido novas medidas de segurança, eles indicaram que poderiam fazer uma oferta na próxima reunião.

“Eu acho que nós estamos indo em direção ao desenvolvimento de propostas específicas ou idéias específicas, passos necessários para obter a retomada do comércio, disse o vice-secretário de Serviços Externos Agrícolas e Rurais dos EUA, J.B. Penn, após a reunião. Uma equipe internacional foi formada para revisar as ações que os EUA tomaram até agora, e Penn disse que gostaria de ver o relatório desta equipe antes da próxima reunião.

“Nós não estamos necessariamente convencidos pelos argumentos (dos delegados dos EUA) de que a carne bovina norte-americana é segura”, disse o chefe da agência de segurança do consumidor do Ministério da Agricultura, Hiroshi Nakagawa.

Os EUA vêm tentando convencer o Japão a retomar as importações de carne bovina dizendo que uma série de medidas de segurança adicionais anunciadas pela secretária da Agricultura, Ann Veneman, em 31 de dezembro, garantirão a segurança de seus produtos de carne bovina.

Os oficiais japoneses solicitaram testes nos cérebros de todos os animais antes do processamento, dizendo que nada menos do que 100% de garantia seria suficiente. O Japão vem testando todos os cérebros dos bovinos desde a descoberta de EEB no país, em 2001.

Fonte: The Japan Times (por Mayumi Negishi e Kanako Takahara), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.