O Ministério da Agricultura do Japão decidiu pedir aos Estados Unidos que não permitam que seus processadores locais de carne exportem carne bovina canadense ao mercado japonês devido às preocupações referentes à encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”.
O Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão pedirá que os EUA avaliem sua indústria processadora de carnes e determine se a produção dos EUA contém carne bovina canadense. A requisição veio em resposta à recente decisão tomada pelos EUA de retomar as importações de vitelo do Canadá no próximo ano.
Tanto o Japão quanto os EUA impuseram proibições às importações de bovinos e carne bovina canadense imediatamente após a descoberta de um caso de EEB na província de Alberta, em 20 de maio.
Para barrar a entrada de carne bovina canadense no Japão via EUA, o país asiático exigiu um sistema de certificação de produtos de carne bovina. Pelo sistema, introduzido em setembro, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) emite um certificado aos exportadores de carne se seus produtos forem feitos somente de bovinos abatidos nos EUA.
Fonte: News.xinhuanet.com, adaptado por Equipe BeefPoint