Dia de Campo na Fazenda Olinda destaca PAINT
2 de junho de 2005
Holanda: cadeia da carne busca agregar valor
6 de junho de 2005

Japão pode aumentar tarifa de importação para 50%

As indústrias de carne bovina do Japão e da Austrália estão continuamente monitorando os fornecimentos de carne exportados da Austrália ao Japão em uma tentativa de estimar se o mecanismo de salvaguarda será desencadeado para carne bovina resfriada ou congelada.

Em 1994, na rodada do Uruguai das negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), foram consentidas salvaguardas para o comércio de carne bovina desde que as tarifas de importação caíssem para 38,5%. Ficou decidido que, se as importações aumentassem mais que 17% em uma base cumulativa trimestral, então o Japão teria o direito de aumentar a tarifa de importação de carne bovina para 50% no restante do ano fiscal. As salvaguardas são aplicadas separadamente para importações de carnes resfriadas e congeladas.

Para evitar que as salvaguardas sejam desencadeadas, as importações de carne bovina resfriada precisarão ser em média de menos de 20,5 mil toneladas por mês de abril a junho e, no total, de menos de 61.468 toneladas para o trimestre. As importações de carne bovina congelada precisarão ser de menos de 21,6 mil toneladas por mês e, no total, de menos de 64.858 toneladas para o trimestre para não desencadear a salvaguarda.

De acordo com estimativas da Corporação de Indústrias Agrícolas e Animais (Agriculture & Livestock Industries Corporation – ALIC), organização afiliada ao governo do Japão, é provável que as importações de carne bovina resfriada totalizem 60,2 mil toneladas, somente 1.268 toneladas abaixo do nível que desencadearia a salvaguarda. As importações de carne bovina congelada para o período deverão ser de 61 mil toneladas, ou seja, 3.859 toneladas a menos do que o valor que desencadearia a medida. A ALIC destacou que esses dados são somente estimativas e assumiu que o nível de importações irá desacelerar após o período de pico de demanda em abril.

Fonte: Meat and Livestock Austrália, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.