Análise semanal – 21/07/04
21 de julho de 2004
Mapa implanta mais postos de fronteira
23 de julho de 2004

Japão pode voltar a comprar carne dos EUA

O Japão e os Estados Unidos parecem estar próximos de um acordo que poderá resultar na retomada do comércio de carne bovina entre os dois países.

Os especialistas dos EUA e do Japão deverão se reunir nesta semana para a terceira rodada de negociações sobre o assunto. O Japão insiste que retirará a barreira somente se os EUA consentirem em testar todos os bovinos abatidos para EEB, uma condição rejeitada pelo país norte-americano.

No entanto, um relatório recente feito pela Comissão de Segurança Alimentar, órgão consultivo do governo, disse que a probabilidade estimada de uma pessoa contrair a nova variante humana da Doença de Creutzfeldt-Jakob (nvCJD) por ingerir carne bovina de animais infectados é extremamente baixa. O relatório disse também que os riscos de infecção humana não seriam aumentados se os bovinos jovens fossem excluídos dos testes.

Se o Japão realmente relaxasse e retirasse os bovinos jovens do esquema de testes, isso poderia resultar na retomada do comércio entre os dois países. De acordo com o Ministério da Agricultura do Japão, a maioria das exportações de carne bovina dos EUA ao Japão consiste em bovinos de idade entre 16 e 22 meses.

O Japão é o maior mercado de exportação de carne bovina dos EUA, sendo que no ano passado representou mais de 30% dessas exportações. A indústria japonesa continua dividida sobre o assunto, com os supermercados ficando ao lado do governo, pedindo medidas rígidas, e os operadores de restaurantes e outros membros da indústria alimentícia pedindo um acordo.

Fonte: Financial Times (por Mariko Sanchanta), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.