O presidente da Federação dos Exportadores de Carnes dos Estados Unidos (U.S. Meat Exporters Federation – USMEF), Phil Seng, disse que está otimista de que o Japão não aumentará a tarifa de importação de carne bovina.
Falando durante a Conferência Internacional de Carne Bovina, em Rockhampton, Austrália, Seng disse que durante as discussões com os oficiais do governo do Japão na semana passada, foram dadas indicações de que eles reconsiderarão esta posição e não aumentarão as tarifas em primeiro de agosto.
Sob o acordo fechado na Organização Mundial do Comércio (OMC), se as importações ultrapassarem em 17% as importações do mesmo período do ano anterior, o governo do Japão está autorizado a aumentar a tarifa de importação de carne bovina de 38,5% para 50%.
Seng disse que o governo do Japão poderá levar em consideração a queda no consumo de carne bovina após o surgimento de casos de EEB no país e a subseqüente reconstrução deste mercado, o que ele classifica como responsável pelo aumento nas importações.
Seng disse que um aumento de 11,5% nesta tarifa poderia gerar uma queda de 30% na demanda, o que poderia causar sérios impactos a todo o mercado.
Fonte: ABC National Rural News, adaptado por Equipe BeefPoint