O Japão poderá negociar sua suspensão das importações de carne bovina dos Estados Unidos, informou o ministro da Agricultura, Yoshiyuki Kamei, no último domingo.
Esta notícia veio no mesmo dia em que o Japão suspendeu as importações de produtos de frangos dos EUA após a descoberta de um caso da gripe do frango – epidemia que está ocorrendo na Ásia – entre propriedades de frango no Estado de Delaware, nos EUA.
Os EUA têm pressionado o Japão para retomar as importações de carne bovina, mas o país asiático exigiu a introdução de salvaguardas mais estritas para se adaptar às medidas adotadas no Japão, onde todos os bovinos são testados para a EEB.
Quando pressionado sobre uma medida – de que toda a carne bovina dos EUA que seja enviada ao Japão seja testada por uma terceira parte -, Kamei disse: “Este é um método. Mas nós precisamos pensar em como isso seria feito e também trabalhar junto com autoridades de segurança dos alimentos”.
Kamei reiterou que não houve mudanças na posição básica do Japão de que toda a carne bovina dos EUA deveria ser testada. “Os consumidores japoneses não comprariam carne bovina dos EUA ao menos que isso fosse feito”.
Uma agência de notícias de Kyodo informou que fontes oficiais japonesas disseram que os governos das duas nações estão considerando medidas provisórias para retirar a barreira parcialmente. Eles disseram que as medidas seriam aplicadas à carne bovina que são submetidas a inspeções voluntárias do setor privados, depois que o governo dos EUA certificar que o produto é seguro, dizendo que as duas nações estão querendo alcançar um acordo entre abril e junho.
No entanto, o oficial do Ministério da Agricultura japonês disse que não estava sabendo de nenhuma discussão do governo sobre isso. “Entretanto, é difícil saber que tipo de discussões podem estar sendo feitas em nível privado – entre diferentes companhias”.
Oficiais japoneses têm dito continuamente que a confiança dos consumidores poderia ser bastante prejudicada se a barreira à carne bovina dos EUA fosse retirada em breve. O Japão é o maior comprador estrangeiro de carne bovina dos EUA, importando cerca de US$ 1 bilhão anualmente. No ano que terminou em março último o Japão importou 534 mil toneladas de carne bovina, das quais 240 mil toneladas foram provenientes dos EUA.
Fonte: Reuters, adaptado por Equipe BeefPoint