O Japão poderá permitir importações de carne de vitelo dos Estados Unidos se resolver reduzir a barreira imposta às importações de carne bovina norte-americana. Os dois países retomaram as discussões referentes ao fim da barreira no fim do mês passado, junho, com previsões de retorno das compras até o final do ano.
O Japão quer o teste de toda a carne bovina dos EUA para encefalopatia espongiforme bovina (EEB), mas decidiu que alguns cortes de vitelo estão adequados aos padrões de segurança do país. A carne de bezerros de menos de 20 meses de idade não acumula prions, proteína responsável pela disseminação da EEB.
O Japão proibiu a carne bovina dos EUA depois do surgimento de um caso de EEB no Estado de Washington. O país importa cerca de 60% da carne bovina que consome e obtinha cerca de 45% desta carne dos EUA. Desde a proibição, os fornecedores de alimentos do Japão não estão sendo capazes de garantir carne bovina suficiente de outras fontes, como Austrália e Nova Zelândia.
Com os resultados inconclusivos de EEB nos EUA, ocorridos essa semana, as dificuldades para retomada do comércio entre os dois países aumentam.
Fonte: Bloomberg (Junko Fujita), adaptado por Equipe BeefPoint