Síntese Agropecuária BM&F – 13/02/03
13 de fevereiro de 2003
Rebanho rastreado soma apenas 0,7% do total
17 de fevereiro de 2003

Japão propõe aprimorar sistemas de rastreabilidade

O Ministério da Agricultura do Japão projetou sistemas de rastreabilidade obrigatórios para a carne bovina doméstica. Atualmente, os produtores japoneses estão obrigados a registrar números de identificação dos bovinos em uma base de dados central.

A legislação proposta tornará obrigatória a colocação deste número de identificação nos produtos de carne bovina em nível de varejo. Isto permitirá que os consumidores acessem as informações sobre a origem da carne, como por exemplo, raça do animal, sexo, data de nascimento, data de processamento, entre outras.

A legislação também requererá que os processadores de carnes coletem e armazenem amostras de DNA de cada animal no momento do abate. Testes aleatórios de DNA serão introduzidos no país, no atacado e no varejo, a fim de garantir a integridade deste sistema.

Os recentes incidentes referentes à segurança dos alimentos no Japão têm estimulado solicitações para que se aumente a rastreabilidade dos produtos alimentícios, incluindo a carne bovina. Neste estágio do processo de aprimoramento deste sistema, a proposta somente cobrirá as carnes vendidas no varejo, não incluindo as indústrias de foodservice. Este sistema também não incluirá produtos moídos.

Fonte: Meat and Livestock Australia, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.