O rebanho bovino do Japão, em outubro de 2010, declinou em 2% com relação ao ano anterior, para 4,29 milhões de cabeças.
O rebanho bovino do Japão, em outubro de 2010, declinou em 2% com relação ao ano anterior, para 4,29 milhões de cabeças, de acordo com o Centro Nacional de Criação de Animais do Japão.
Com relação às raças, o rebanho de bovinos da raça Holandesa foi o maior (1,9 milhão de cabeças, caindo em 0,3% com relação ao ano anterior), seguido pelo rebanho Japanese Black Wagyu (1,8 milhão de cabeças, queda de 0,7%). Embora as duas principais raças tenham mantido números similares aos do ano anterior, o rebanho de raças cruzadas (cruzamento entre bovinos de corte e de leite) declinaram em 12,2% com relação a outubro de 2009, para 0,5 milhão de cabeças. O declínio foi possivelmente devido às menores vendas de carne bovina no mercado e aos desafios associados com o cruzamento de raças – considerado como segundo lugar em qualidade depois do Wagyu, mas com preços maiores do que a carne dos animais leiteiros.
O número de propriedades criadoras de bovinos no Japão caiu em 5% com relação ao ano anterior, para 89.690 fazendas, continuando o declínio gradual dos últimos anos.
O Japão abate aproximadamente 1,2 milhão de cabeças de gado bovino por ano, produzindo cerca de 517.000 toneladas de carne bovina anualmente. A taxa de auto-suficiência em carne bovina do Japão foi de 43% no ano fiscal de 2009.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.