A rede Yoshinoya D&C Co. do Japão disse na terça-feira que venderá seu o tradicional prato gyudon (ou beef bowl – “tigela de carne” -, que consiste em um prato de arroz com fatias de carne por cima) por apenas um dia em 11 de fevereiro para marcar o primeiro aniversário desde que o popular prato desapareceu da rede.
A Yoshinoya, que vende gyudon desde 1899, foi forçada a retirar seu principal prato do menu no ano passado após ter ficado sem estoque de carne bovina devido à barreira imposta pelo Japão às importações de carne bovina dos Estados Unidos em dezembro de 2003.
Em 11 de fevereiro, National Foundation Day, a rede servirá o prato em todos os seus 1000 estabelecimentos em todo o Japão. Um prato de tamanho médio de gyudon custa cerca de 300 ienes (US$ 2,89). A companhia disse que preparará 1,5 milhão de porções. A Yoshinoya costumava servir cerca de 800 mil pratos de gyudon diariamente nos finais de semana.
A companhia disse que obterá as 116 toneladas de carne bovina dos EUA necessárias para esse dia especial procurando carne bovina importada antes da barreira por outras companhias. A empresa também usará um pouco de carne da Austrália e do México.
A Yoshinoya e seu gyudon se tornaram um símbolo da barreira à carne bovina dos EUA e a rede está lutando para obter pratos alternativos. Os EUA e o Japão ainda estão discutindo as diferenças sobre a forma de verificação da idade dos animais, ponto chave para a retirada da barreira imposta após a descoberta de um caso da doença da ‘vaca louca’ nos EUA em dezembro de 2003.
Fonte: The Japan Times (por Taiga Uranaka), adaptado por Equipe BeefPoint