Análise semanal – 09/06/04
9 de junho de 2004
Manejo adequado garante bem-estar animal em leilão
14 de junho de 2004

Japão se opõe à mudança nos padrões de segurança da OIE

A Organização Internacional de Epizootias (OIE) determinou que todo o intestino – e não somente partes dele – é um material de risco de transmissão da encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”.

A organização com sede em Paris decidiu incluir todo o intestino entre os materiais que apresentam risco de transmitir os prions associados à EEB para os seres humanos após revisar seus padrões internacionais de segurança.

Em resposta, o ministro da Agricultura, Silvicultura e Pescado do Japão, Yoshiyuki Kamei, expressou suas reservas sobre a mudança nos padrões de segurança do país referentes à carne bovina e seus produtos derivados com relação à EEB. “Temos o costume de comer intestinos em nosso país”, disse Kamei, enfatizando a importância de prevenir contra a disseminação de rumores de que todo o intestino apresenta riscos à saúde. “Nós precisamos nos esforçar para fornecer informações precisas aos consumidores”, salienta.

O Japão se opôs à proposta argumentando que não existem dados científicos que sugerem que todo o intestino apresenta risco. Após a adoção dos novos padrões internacionais de segurança, o Ministério da Saúde deverá começar a considerar se o Japão precisa mudar suas próprias regulamentações.

Fonte: MeatingPlace.com (Brendan O’Neill), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.