Oficiais do Japão anunciaram que há mais um caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) no país, aumentando a apreensão já existente após a confirmação do primeiro caso. Os oficiais de Tóquio disseram que esse segundo caso suspeito foi encontrado em uma vaca que estava à venda no mercado atacadista central da cidade, que fornece carne bovina para todo o país.
A vaca foi abatida dia 10 de outubro. As autoridades japonesas suspenderam a distribuição de carne bovina provenientes de animais abatidos nos dias 10 e 11 de outubro, bem como recolheram aquelas que já tinham sido distribuídas. Os resultados finais dos testes feitos neste animal estarão disponíveis em breve. A origem do animal é desconhecida.
A carne proveniente deste animal provavelmente não chegou a ser consumida, uma vez que esta leva cerca de 2 a 4 dias para chegar ao consumidor (e o caso suspeito foi detectado no dia 12 de outubro).
Queda nas vendas
Os casos de EEB no Japão provocaram uma redução nas vendas de carne bovina no país – tanto local como carne importada – e abalou a confiança dos consumidores sobre a segurança de seus alimentos. O primeiro caso confirmado de EEB no Japão foi também o primeiro caso da doença confirmado na Ásia, detectado em uma fazenda na região de Chiba (próxima a Tóquio), em uma vaca holandesa, no dia 10 de setembro.
No dia 9 de outubro o Ministério da Saúde do Japão anunciou seus planos de inspecionar todos os animais do país – e não somente aqueles com mais de 30 meses de idade.
Fast-food
O temor de um surto de “vaca louca” no Japão levou a rede americana de fast-food McDonald’s a copiar a estratégia adotada na Europa quando a doença se espalhou por lá: a rede vai lançar uma campanha publicitária na televisão para tranquilizar seus clientes. Entre outras informações, a campanha vai destacar que os hambúrgueres vendidos pela rede no país são feitos com 100% de carne importada da Austrália. A ação de marketing custará aos cofres do McDonald’s aproximadamente US$ 4,14 milhões.
Fonte: AgWeb por Darcy Maulsby e Valor Online, adaptado por Equipe BeefPoint