O Japão está planejando introduzir um sistema que permita aos consumidores obter informações sobre a produção e distribuição dos alimentos – rastreabilidade -, segundo informado pelo ministro da Agricultura, Floresta e Pescado do país, Tsutomu Takebe.
O governo introduzirá o sistema no ano fiscal de 2003, começando em abril do próximo ano, devido ao aumento do interesse na segurança dos alimentos, que vem crescendo entre os consumidores japoneses desde o surgimento de 3 casos da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’ no país, no ano passado.
O sistema deverá, inicialmente, identificar os rebanhos pecuários do país. Isso permitirá que os consumidores confirmem informações sobre o alimento, como por exemplo, quando e onde os animais foram criados, como eles foram alimentados e como a carne é distribuída.
O governo planeja também, mais para frente, expandir este sistema para peixes, arroz e vegetais. Isso incluirá a participação de companhias privadas, que deverão introduzir o sistema, segundo Takebe.
Esse plano é o pilar do pacote de medidas que o governo japonês está tomando para resgatar a confiança dos consumidores nos alimentos, a qual foi extremamente prejudicada devido aos casos da doença da ‘vaca louca’. O pacote de medidas inclui também uma legislação que ajudará a prevenir rótulos fraudulentos nos alimentos.
Fonte: MeatPoultry.com, adaptado por Equipe BeefPoint