Lucro global da Cargill tem forte aumento, puxado pelo segmento de carnes
14 de abril de 2015
Beef Checkoff lança desafio “30 dias de proteína”
14 de abril de 2015

Japão volta a exportar carne bovina premium e com alto marmoreio à Rússia

O Japão deverá retomar as exportações de carne bovina premium e com alto marmoreio à Rússia após ter ficado ausente do mercado por quase 15 anos. A carne será fornecida exclusivamente pelo distribuidor S.Meat, unidade estrutural do grupo de restaurantes, SEIJI GROUP.

Os produtos que serão fornecidos à Rússia – carne bovina Kobe premium e carne bovina japonesa marmoreada – estão no segmento de altos preços. A S.Meat recebeu permissão oficial das autoridades japonesas para exportar carne marmoreada, Wagyu e Kobe.

Os volumes de importação ainda são muito modestos. A carne japonesa deverá ser entregue a restaurantes em cidades russas.

A companhia tem tentado manter os preços dos produtos baixos, apesar dos altos custos alfandegários e de transporte, de forma que chegarão aos russos com um preço similar ao produto que entra como contrabando – mas de forma totalmente legal.

A questão é: o que isso significa aos produtores russos? O gerente e chef do Torro Grill, rede de restaurantes de carne, Kirill Martynenko, está confiante que a carne marmoreada japonesa na Rússia ocupará apenas uma pequena porção do mercado. Primeiro, devido ao alto preço – a carne começa em US$ 100 por quilo – e também devido ao seu tamanho pequeno, incomum para os russos.

Ele acredita que esse tipo de carne provavelmente aparecerá em restaurantes japoneses sofisticados, mas esses existem em pequena quantidade em Moscou. O produto pode até aparecer em restaurantes de nível médio, mas certamente não será oferecido em churrascarias. Além disso, a carne japonesa tem um sabor muito intenso, de forma que reduz as chances de aparecer no menu.

Esse é um momento interessante para a entrada da carne japonesa na Rússia, uma vez que o país começou a desenvolver ativamente sua própria produção pecuária e de sua própria carne com marmoreio. O produto ainda é muito inferior à carne japonesa, mas está começando a ocupar nichos entre os segmentos de alto e médio orçamento. A reportagem é do http://rbth.com.

Os comentários estão encerrados.